quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O Homem Bem Aventurado

video



Salmo 23.4. "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo




O HOMEM BEM AVENTURADO

O salmo 23 e o salmo 1º. Você sabe o que nos aguarda?é bom ser ovelha? Por que precisamos d um pastor? Porque é melhor ser um homem bem aventurado? Diante de duas pessoas diante de Deus, qual delas é você?
[Salmo de Davi] O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. 
Salmos 23:1

Para muitos isto é geladeira cheia, e espírito vazio.
O livro de salmos grande hinário do povo de Deus, Israel de Deus. Onde nós encontramos o salmista, algumas vezes falando a Deus, sobre Deus. Louvor. Falando a Deus sobre o homem, oração. Falando ao homem sobre Deus, pregação.
É o caso do Salmo 23.
Tema dos Salmos. O homem bem aventurado. Salmo de oração imprecatória, na qual o salmista demonstra as suas emoções diante de Deus por causa dos seus inimigos.
Tema de adoração, onde não somente o Salmista adora como nos exorta e instrui como adorar a Deus.
Salmos proféticos, onde o Salmista é profeta e prediz tanto a primeira como a segunda vinda de Jesus Cristo.
O salmo do homem bem aventurado são salmos de pregação. Os salmos imprecatórios ou experienciais ou emocionais são os salmos de adoração.
Os salmos de louvores que são chamados os salmos de adoração.
O salmo 23 é um desses salmos de pregação. Dissemos também que há muita linguagem de ovelha naquele salmo. O que para visualizar uma ovelha olhando através da porteira, talvez olhando para outras ovelhas que não estão sendo bem tratadas, magras e ela, esta ovelha, dá o seu testemunho a respeito de seu pastor. Ela disse: o Senhor é o meu pastor. A declaração inicial é ponto saliente de todo o Salmo 23.
O homem bem aventurado nos salmos deste mesmo tema não somente é descrito em termos de bênçãos recebidas, ou de sua bem aventurança, mais sempre é mencionada a razão pela qual ele é abençoado
As bênçãos do homem bem aventurado nunca são coincidências ou descobertas por acaso, elas não são acidentais, ou coisas do destino, mas elas são um banquete de conseqüências.
No Salmo 23, a razão para todas as bênçãos, por exemplo: pastos verdejantes; águas tranqüilas, não poluídas; taça transbordando. São bênçãos mais em função da sua relação com Deus. Descrita nestas palavras: o Senhor é o meu pastor.
Bem, sem dúvida que o Salmista está nos dizendo que o seu Deus, é um Deus pessoal, um Deus que se relaciona com os seus verdadeiros adoradores.
No Velho Testamento somos informados que Deus é um Deus pessoal nestas bonitas palavras: o Senhor é o meu Pastor.
No Novo Testamento somos informados que Deus é um Deus pessoal quando Jesus Cristo nos ensinou a chamar a Deus de Pai. Quando nós nos tornamos filhos de Deus, aí sim, pelo seu Espírito
Santo lque habita em nós, podemos clamar Aba Pai, que significa paizinho.
Teremos a partir daí uma relação com Deus, muito mais íntima do que a que temos com ois nossos verdadeiros pais e mães que ele nos deu aqui na terra.
Tudo o que já mencionamos tem haver com o fato que Deus é um Deus pessoal. E desde que isto é fundamental a este homem bem aventurado nós precisamos focalizar nossa atenção na seguinte afirmação: o Senhor é o meu Pastor.
É necessário ficar bem claro em nossas mentes o fato que o Salmista usa muito de uma linguagem figurada. Termos que embelezam a sua poesia, denotando a relação entre o pastor e a ovelha.
Quando lemos que o pastor guia a ovelha a águas de repouso, não significa dizer que por isso a ovelha sempre terá paz e tranqüilidade.
Você sabia que a ovelha não beber de águas sujs? A ovelha não bebe águas que passarinho não bebe. Por esta razão o pastor precisa guiá-la para águas límpidas, como cristal. Água especialmente para ovelhas sem sujeira.
Cajado. Instrumento usado pelo pastor para guiar a ovelha. Mansamente levando-as uma a uma para o lugar onde elas possam matar a sua sede. Ele usa a parte encurvada para buscar aquela que se encontra em situação difícil. E a ponta do cajado para disciplinar a rebelde. Ou então para espantar o lobo.
Na sua vida qual é o lado do cajado que o pastor está usando? Você está seguindo o pastor pelas águs límpidas? Ou está se afastando das demais indo beber em outras águas, mesmo sabendo que isto é contra a natureza das ovelhas?
Com isto não estamos afirmando que um cristão não peque mais., mas beber de outras águas, seria voltar a vida de prazer do pecado. Se esta for a sua situação, então o pastor já deve ter usado o seu cajado para disciplinar a vida desta ovelha rebelde.
A disciplina logo no começo não parece ser uma coisa muito boa, mais o seu fim é melhor para nós. Porque ao que foi aplicada a disciplina faz com que tragamos frutos e frutos permanentes.
Como ovelhas que somos como filhos, somos disciplinados, destinados para a disciplina, se estivermos sem a disciplina já não somos mais filhos, mais bastardos.
Nessa imagem usada pelo salmista ele afirma que o pastor guia as ovelhas para as águas de repouso a fim de restaurar a alma da ovelha.
Você sabia que uma ovelha sem o cuidado pastoral, é indefesa? Quando uma delas cem especialmente as pequenas, os filhotinhos se elas caírem de pernas pra cima, elas ficam sem a ajuda das outras ovelhas que ficam ao redor só observando, pois também elas não podem ajudar.
Se o pastor não achar a ovelha nesta situação, dentro de três horas mais ou menos, ela começa a morrer. E se não a encontrar dentro de seis a oito horas a ovelhinha morrerá.
O pastor tem que aparecer colocar a ovelha de pé, para salvar a sua vida. Isto é restauração. Você já se sentiu assim na sua caminhada? Como se estivesse com esta ovelha de pernas para o ar? Sem nada pode fazer a não ser clamar por socorro? A sua oração deve ter sido assim: pastor da minha vida! O Senhor precisa vir me salvar, restaurando-me a vida, porque se o Senhor não aparecer, eu não tenho nenhuma esperança neste mundo e vou perecer.
Basicamente é isto que acontece na restauração de uma ovelha. Se o pastor não aparece, a ovelha perece. Que bonita relação do pastor com as ovelhas!
Ele tem um cuidado muito especial. Para a leitura do Salmo 23 ficar mais interessante, e ajudar-lhe a entender o que o salmista está dizendo desta relação pastor ovelha, seria bom fazermos aqui algumas perguntas:
Será que eu sou a pessoa bem aventurada que está sendo descrita aqui no Salmo? É bem provável que você seja. Você teria uma data específica que pudesse se lembrar na sua relação espiritual com o pastor?
Pode-se lembrar o dia em que o pastor passou a fazer parte de sua vida, quando ele fez repousar a alma, quando se tornou verdadeiramente o seu pastor e você a sua ovelha?
 Lembra de algum dia ter sido restaurado pelo pastor? Se você tem datas assim que marcaram profundamente a sua relação com Deus o verdadeiro pastor, então a leitura do Salmo 23 tem um significado muito grande para você.
A memorização da palavra de Deus tem um efeito muito benéfico, faz um tremendo bem para as nossas vidas, para nossa comunhão com Deus. Experimente memorizar o Salmo 23, bem como outras porções da palavra de Deus. Tais como a oração dos discípulos, o capítulo 4 de Filipenses, e outras porções das sagradas escrituras.
Uma boa maneira de fazer isto é quando a gente não pode dormir. Ao invés de ficar contando carneirinhos daqui prá lá, recite o Salmo 23, ou outras porções da palavra de Deus, em atitude de adoração.
Pela graça de Deus relembre-se destas datas, em que o pastor restaurou a sua relação com ele. Agradeça a Deus o fato de ele ser o seu Pastor, pelos pastos verdejantes da sua vida.
Pelas águas adequadas para o refrigério da sua alma. Por ter sido guiado pelos caminhos da justiça. E somente honra e glória trás para o nome de Deus. E para sua santidade.
Obrigado pelo conforto do cajado, e pela proteção de sua vara, livrando dos perigos e dos inimigos de nossas almas.
Agradecer a Deus pela confiança que ele nos dá mesmo em meio aos maiores problemas. Pela mesa colocada diante de nós, não somente para o dia de hoje, mais para aqueles que haveremos de banquetear amanhã. Eternamente com Deus.
Agradecer a Deus por ele ser o Pastor e saber que todos os dias de nossa vida serão cheios de bondade, pois a misericórdia dele fará com que moremos com o próprio Deus um dia.
Já pensou fazer isto? Adorar a Deus em espírito de adoração revelado no Salmo 23? E agradecê-lo por todas estas coisas? É assim que faz o homem e a mulher bem aventurados.
Tematicamente falando o salmo da pessoa bem aventurada é o Salmo 1.
A mensagem deste Salmo 1º é uma relembrança para aqueles que entraram no comportamento reto e na vida abundante que são características das pessoas que se deleitam na lei de Deus.
Fazendo contraste com a vida e o destino do ímpio perecerá. Há semelhança assim noi Noivo Testamento. As duas estradas, Mateus 7.13,14. 1 Carta de João 5.12.
Negativamente o home bem aventurado9 não acredita não se comporta e nem permtence ao mundo dos ímpios.
Positivamente a palavra de Deus é a sua fonte pura de fé e prática. Por isso, ele é espiritualmente são e frutífero. Em contraste, o homem ímpio, é espiritualmente morto e culpado diante de Deus. Assim como o vento sopra a palha quando o trigo é peneirado, assim o ímpio não será declarado inocente nem neste mundo e nem no outro.
O Salmo primeiro realmente é o Salmo do homem bem aventurado.
Mais na verdade está falando de dois tipos de homens. Poderíamos intitular este Salmo de dois homens diante de Deus, o justo e o ímpio, qual deles é você?
 Porque não somente fala do homem bem aventurado, mais também fala do homem ímpio. Jesus faz isto em Mateus 7.13,14 quando mencionou o caminho estreito e o caminho largo.
O homem que constrói a casa sobre a rocha e o outro homem que constrói a casa sobre a areia. O verdadeiro profeta e o falso profeta.
Certamente a palavra de Deus está se referindo a dois homens diante de Deus. Qual deles é você?
 Quando encontramos este homem bem aventurado descobrimos que a sua bênção não e acidental, não é coincidência, nem destino, mais é conseqüência da sua vida. Resultado das convicções e das escolhas deliberadas que ele livremente faz.
Há uma forma de poesia hebraica que deve ser mencionado aqui, o negativo afirma o positivo.
Dirá que o homem não é e dizendo o que ele não é, então você poderá saber o que realmente ele é.
Por exemplo, quando o salmista diz que não se assenta na roda dos escarnecedores, quer dizer que o homem bem aventurado se assenta com pessoas que confiam em Deus. Ele é um homem crente ele crê em alguma coisa. Ele crê na palavra de Deus. Não somente crê na palavra de Deus, mas a ama, pois medita nela dia e noite.
É a palavra de Deus que muito tem a ver com as suas bênçãos e isso também nos é relatado negativamente.
Ele não anda nos conselhos dos ímpios. Anda sim nos conselhos enco9ntrados da palavra de Deus. Assim, ele é bem aventurado porque crê na palavra de Deus. Ama-a medita nela de dia e de noite. E por obedecê-la ele é bem aventurado.
Sem dúvida que Davi escrevendo este salmo está escrevendo o9 seu próprio testemunho pessoal. Ele que foi rei de Israel, deveria fazer o que foi ordenado tanto em Deuteronômio e nos livros de Samuel.
O rei deveria fazer uma cópia da lei de Deus, para ser sua companheira constante, sobre a qual deveria meditar todos os dias da sua vida, com o propósito de respeitar a Deus, e obedecer a todos os seus mandamentos.
Essa leitura regular da palavra de Deus iria evitar que ele caísse. Essa meditação diária iria prevenir a Davi que ele nunca deixasse a lei de Deus, mesmo nos menores pontos, e iria garantir para ele e seus filhos um reinado novo e cercado de coisas boas. E que seus filhos haveriam de sucedê-lo.
Foi Moisés quem inspirado por Deus, quem ordenou aos Reis de Israel que copiassem para si toda lei de Deus. Davi fez a sua cópia, para lê-la e viver à luz desta palavra. Amá-la especialmente confiar e obedecê-la.
Esta é a razão pela qual David, o homem segundo o coração de Deus, é bem aventurado.
E aqui vai uma lista de suas bênçãos: estabilidade. Ele é como água plantada junto as águas de riso onde o solo é muito rico.,
Vo9ce já viu alguém atropelar uma árvore? Se já viu já deve ter notado o que significa dizer árvore plantada.
Árvore plantada é a árvore não foi a lugar nenhum mais o automóvel foi a mais de 80 km/hora. Pense numa grande árvore com as suas raízes bem profundas, e aí você tem uma idéia do que seja estabilidade. Esta é a primeira benção do homem bem aventurado. Estabilidade. É isto que Jesus está se referindo quando disse que o homem que ouve a sua palavra e a obedece, é igual ao homem que construiu a sua casa sobre uma sólida rocha, e quando as tempestades deram sobre ela, não caiu, porque estava edificado sobre a rocha. Listo é estabilidade.
Fertilidade. Ele é cheio de frutos. Reparou como é demonstrada a fertilidade? E eis que ele trás os seus frutos na época certa. Ele frutifica de acordo com o tempo de Deus. E isso é muito importante. Temos a convicção de que as coisas estão acontecendo em nossas vidas como sendo o resultado de nossa relação com Deus.
Jesus disse aos apóstolos no Cenáculo: eu e o Pai somos um tudo o Eu falo e faço é uma manifestação da unidade que eu tenho como Pai.
Quando eu for enviarei o Espírito Santo. Ele vos dará a habilidade de falar e a capacidade de fazerem obras de Deus. A fim de que as palavras e as obras de Deus feitas por vós sejam a manifestação aqui na terra da unidade que eu e o Pai temos. Porque eu e o Pai somos um.
É basicamente isto que está sendo descrito aqui no Salmo 1º. Porque o homem bem aventurado crê na palavra de Deus, ele ama a palavra de Deus. Medita nela obedece e por isso trás o seu fruto no devido tempo, apontado por Deus.
Nunca se esqueça que Deus tem o seu tempo e não o nosso. Ele não está nem apressado e nem atrasado com nós muitas vezes estamos. Mais o que nos interessa aqui é que a fertilidade é uma das suas bênçãos.
Prosperidade. Pois tudo quanto o homem bem aventurado faz prospera. Aqui cabe uma palavra de advertência. O salmo não está ensinando teologia da prosperidade como querem alguns, pois é muito possível para alguém: ter uma gorda conta bancária prosperando, mas ele mesmo viver espiritualmente em bancarrota.
A sua prosperidade não é para ficar limitada a esfera da matéria, da posse dos bens materiais. Essa prosperidade também se relaciona com a prosperidade espiritual.
O homem bem aventurado prospera no seu homem interior. E devemos lembrar aqui que os livros poéticos, falam a linguagem do coração. São mais dirigidos para o homem interior, do que para o homem exterior.
Longevidade. Perguntaram a um homem certa vez qual era a razão da sua longevidade? E ele respondeu: bem, eu respiro o ar e expiro, ar para dentro, ar para fora. É só isso que eu faço.
Sem dúvida que não foi o tipo de resposta qaue aquele pessoa esperavam mais havia algo mais para a longevidade daquele homem. Esse homem era muito devoto a Deus.
E a palavra do Senhor nos diz que geralmente o homem devoto a Deus, tem longos anos sobre a face da terra. Essa é uma de suas bênçãos, a sua folhagem não murcha.
Isso também não quer dizer que a pessoa irá viver até a velhice, pois você pode ter 55 anos e aparentar 110 anos. Ou pode ser que tenha 85 anos e aparentar tão somente 50 anos.
Tem muito a ver com a sua perspectiva de vida, e o que acontece no seu homem interior. Ele não fica então uma pessoa enjoada, quando a velhice chega, porque a sua esperança está voltada para Deus.
Segurança. O senhor conhece o caminho dos justos. Você sabe que a grande bênção deste homem é descrita de forma negativa. Diz que ele não se assenta na roda dos pecadores.
Já reparou o quanto a palavra do Senhor diz que o caminho do ímpio é um caminho cheio de dificuldades?
Agora, o mundo sempre tenderá lhe vender uma grande mentira.
Através dos ídolos do cinema, teatro, música, literatura e da propaganda o muno tenta vender a imagem que o homem feliz é aquele que transgride a lei de Deus.
E é lá que está a ação. Muitos jovens caem nesta armadilha, só para descobrir se é que descobre que não é verdade.
O caminho do ímpio é um caminho muito difícil. Pois não é um caminho que é conforme a palavra de Deus.
O caminho do ímpio é uma vida. Mais é uma vida muito difícil. A bênção deste homem bem aventurado é que ele não se detém neste caminho, ele não para nos caminhos dos ímpios.
Você já agradeceu a Deus por não estar participando do banquete de conseqüências que o ímpio tem na sua vida?
No homem bem aventurado, tudo isto é verdade. E a razão da sua segurança inabalável é porque ele anda nos caminhos de Deus, ele obedece aos conselhos da palavra revelada do Senhor, mais ele não para por aqui, as suas bênçãos prosseguem pela eternidade.
O ímpio não prevalecerá na congregação dos justos.
O salmista está nos falando aqui a respeito da vida eterna, mas declarando a de forma negativa. Desta maneira o escritor de hinos, o salmista nos informa que o justo irá prevalecer na congregação dos justos quando chegar a vida eterna.
Já o ímpio não ele não suportará o julgamento de Deus. Mais o justo este suportará o julgamento de Deus.
Quais seriam então as razões pelas quais os ímpios não suportariam o julgamento de Deus? É porque eles não são um homem bem aventurado. Eles não acreditam, não confiam na palavra de Deus, e por não amarem a palavra de Deus, não meditam nela de dia e de noite, e por não obedecerem a palavra de Deus eles não tem estabilidade, nem fertilidade, nem a prosperidade, longevidade ou segurança que somente Deus pode dar.
Por estas razões eles não terão a eternidade como o homem bem aventurado terá.
Quando o contraste é feito entre o homem bem aventurado e o ímpio de quem você gosta mais? Sem dúvida você gosta é do homem bem aventurado.
Além disso, você muito se identificará com o Salmo nº 1, pois é ele básico para os demais salmos.
O que vimos neste salmo foram dois homens diante de Deus. Qual deles é você?
Esperamos que você seja o homem bem aventurado, porque Deus não se alegra com a morte dos ímpios.
Sem dúvida que Deus deseja que todos os homens sejam salvos. Se você já é o homem bem aventurado, a mulher bem aventurada de Deus, o que você está fazendo para que outros também possam mudar de uma posição de pessoa ímpia, para uma pessoa bem aventurada?
O homem bem aventurado medita na sua palavra de dia e de noite, e que seus frutos vêm a tempo, conforme o tempo de Deus. O tempo de Deus hoje é anunciar as boas novas de Jesus Cristo pára toda criatura. E Deus quer que todo homem e mulher bem aventurados saiam  e anunciem a todos os ímpios que existe o perdão de Deus, para que essas pessoas, possam também experimentar do grande amor de Deus, tornando-se assim pessoas bem aventuradas. Qual dos dois você gostaria que seus amigos fossem?


Nenhum comentário:

Postar um comentário